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5 benefícios da dieta saudável para o futebol que te farão repensar sua alimentação.

Assim como todo atleta, o jogador de futebol precisa se alimentar bem para manter e também melhorar seus resultados. É possível que você coma muita besteira e não sinta nenhum mal, ainda. A alimentação é a base do bom condicionamento físico e mesmo nem ligando para isso, não custa nada tentar comer melhor aos poucos para ver se realmente funciona.

Trouxemos alguns benefícios que te motivarão nesse desafio. E você que já segue uma dieta super saudável, dá uma conferida também para ver se está seguindo tudo direitinho.

Mas lembre-se, cada atleta tem suas especificidades e o melhor é sempre optar pelo acompanhamento de um profissional da área.

Mais energia para driblar

Numa partida de futebol, o jogador gasta em média de 400 a 600 calorias por hora. Uma alimentação com a quantidade adequada de carboidratos faz com que você não dê aquela bambeada no meio jogo e se sinta fraco.
Os carboidratos são encontrados em pães, massas e alimentos como arroz, batata e aipim. O aconselhado é fazer um lanche cheio desse nutriente 1 ou 2 horas antes do treino e ainda distribuí-lo também durante outras refeições. Mas vai com calma porque comer muito carboidrato também não é bom, mantenha sempre o equilíbrio.

Sem doenças para te impedir de jogar

Quem nunca passou por aquela raiva em não poder jogar por estar doente? Pois é, a saúde vem sempre em primeiro lugar e, afinal, ela que te mantém disposto para fazer suas atividades.
O sistema imunológico do nosso corpo, responsável por nos defender de doenças, exige uma série de reações bioquímicas que dependem de nutrientes específicos.
Você comendo todo dia a mesma coisa, num prato sem cor, acaba diminuindo as chances de manter as células de defesa do seu corpo mais eficientes, porque elas precisam de minerais, vitaminas e aminoácidos específicos para te manter sempre forte.
Então, bora diversificar esse prato e começar a experimentar alimentos novos.

Menos cansaço

Acaba o treino e você sai sem nem conseguir falar. Vai dar entrevista de final de partida como? Além dessa fraqueza que vem com toda força e depois passa, tem aquela canseira durante a semana toda que reduz seu rendimento nas outras partidas.
Realizar poucas refeições em grandes porções faz com que seu organismo se torne mais lento. O alimento demora mais para ser processado e você concentra maior energia para isso. Resultado? Cansaço e sonolência.
Por isso, prefira distribuir suas refeições em porções menores durante o dia e se alimente com pratos mais leves e naturais. Aquela velha história de comer de 3 em 3 horas não é balela.

Durma melhor

Descansar é essencial para a vida de um atleta e aquela dificuldade em dormir ou a sensação de acordar já cansado podem estar ligadas à sua alimentação.
Ir dormir de barriga vazia não é uma boa escolha porque é provável que você se sinta desconfortável durante a noite. Comer demais também é furada, já que o processo de digestão do corpo pode gerar insônia.
Além dessa atenção antes de ir se deitar, é legal cuidar da alimentação desde o café da manhã. As reações do nosso organismo que promovem um dia a dia agradável e confortável dependem também de nutrientes que ingerimos. O triptofano, por exemplo, é um aminoácido que só conseguimos através da ingestão. Ele atua na produção de serotonina e melatonina, os hormônios do bem estar e do sono.

Recupere seus músculos mais rápido

Algumas dores musculares são usuais em meio aos treinos e à rotina de um jogador de futebol. Nunca é normal sentir incômodo demais e você deve sempre alertar seu técnico e seu médico, quando acontecer.
Mas o melhor é a prevenção e nisso a alimentação pode te auxiliar. No final do treino é importante repor o carboidrato gasto para que seu organismo não consuma isso da sua massa muscular. Outro nutriente importante é a proteína, porque ela auxilia na restauração das fibras dos músculos. Carne, leite, ovos e peixe são alimentos proteicos, por exemplo.
Por fim, é claro, a água! Além de evitar a desidratação, ela transporta os nutrientes do seu organismo para que tudo funcione bem e ainda elimina os resíduos que são desnecessários.

E aí, convencido a melhorar seus resultados através da boa alimentação? Conta aí para gente o que você costuma comer no seu dia a dia como atleta do futebol. E não se preocupe, se alimentando bem ou mal o intuito aqui é trocar dicas para, assim, conquistar avanços.

2019-04-26T19:20:58+00:0015 de abril de 2019|Informativo|Comentários desativados em 5 benefícios da dieta saudável para o futebol que te farão repensar sua alimentação.