fbpx

Qual é a melhor chuteira?

No futebol, os pés são seu maior tesouro. Por mais que você já tenha encarado muitas peladas descalço, o que provavelmente te fez alguns machucados, todo mundo sabe que no futebol profissional as chuteiras são um acessório essencial. Além de ajudarem a evitar lesões, bolhas e calos, elas também auxiliam na precisão dos seus chutes.

Mas em meio a tantos modelos, pode ser um pouco confuso escolher o par ideal para te acompanhar pelas partidas a frente. Separamos algumas dicas para você não precisar passar por essa indecisão e não acabar optando pela opção menos adequada. Confere só!

1. Em qual campo você joga?

Esse item está no início justamente por ser a primeira coisa a ser levada em consideração. Mesmo sabendo que você vai jogar em gramado, procure se informar sobre o tipo.

No futebol society, onde a grama é sintética, o melhor é optar pelas chuteiras com travas menores. Algumas podem possuir apenas um padrão elevado na sola. Para os jogos em gramado natural, o número de travas é maior (entre 6 e 10) e elas são mais longas.

Já no futsal, com jogos em quadra, você deve procurar chuteiras com solado liso e sem travas para não machucar seu pé e evitar escorregões durante os jogos.

2. Qual é sua posição em campo?

O futebol é suado para todos, mas sua posição define algumas necessidades específicas. Uns correm mais, outros precisam de maior precisão e alguns podem preferir o controle nas jogadas.

Para quem fica no ataque, é interessante olhar o cabedal da chuteira, a parte do seu “peito do pé”. Ele deve ser liso para te conectar melhor com a bola. Além disso, prefira modelos mais leves, longos e bicudos.

Se você é da defesa, suas chuteiras sofrem mais. Fique de olho nas que possuem solas duras para aguentar o tranco! Prefira também as com bastante tração, sua movimentação é constante e diversificada nos jogos.

Agora, no meio campo você vai correr o tempo todo do ataque para a defesa e vice-versa. O conforto precisa ser um aliado! Então atenção nas palmilhas e entressolas! Já para seus passes de bola e cruzamentos, os modelos arredondados podem ajudar na precisão.

E para o goleiro? Bom, você vai precisar se movimentar de um lado para o outro defendendo todos os gols. Então, a tração deve ser o item mais importante na sua chuteira. Para lançar aquele tiro de meta potente, um cabedal maior também é bem-vindo.

3. Quanto mais caro melhor?

Para competir no futebol, normalmente são usadas chuteiras de primeira ou segunda linha. Profissionais costumam utilizar as de primeira, mas elas não são tão duráveis e a troca é constante, até porque são feitas nesse intuito. As de segunda linha são mais baratas e se mantêm conservadas por mais tempo.

Então, nem sempre o mais caro é o ideal para você. Claro que o material usado precisa ser de qualidade, assim também como a confecção. Por isso mesmo, desconfie de valores muito baixos. Mas também não ache que só o preço já garante que aquela chuteira é a melhor para o que você precisa.

Faça pesquisas, sempre há boas promoções em lojas esportivas que podem te ajudar. 

4. Conforto!

Por último, mas de jeito nenhum menos importante. Na verdade, esse item deve estar na decisão de todos os outros. Afinal, você joga durante bastante tempo numa partida e, por mais que ame mais que tudo estar em campo, as dores podem acabar atrapalhando.

Escolha o tamanho ideal, com uma sobra de mais ou menos um dedo entre seu dedão e a ponta da chuteira. Nem muito folgada e nem apertada demais. O melhor é sempre experimentar antes de comprar.

Uma dica: Antes de ir brilhar em campo e suar a camisa defendendo seu time, calce suas chuteiras e faça algumas corridas para amaciá-las. Assim você pode evitar desconfortos bem na hora de jogar.

Converse também com seu técnico, ele pode sempre te ajudar. E aproveite para mostrar sua personalidade com o estilo que escolher, só não se deixe levar apenas por isso. Afinal, conforto e bem estar sempre!

Depois dessas dicas, conta aqui também outras coisas que você avalia na hora de escolher sua chuteira. E não deixe de nos revelar qual é o seu modelo ideal.

2019-04-29T10:58:48+00:0026 de abril de 2019|Informativo|Comentários desativados em Qual é a melhor chuteira?