fbpx

Tudo que você precisa saber sobre as caneleiras

Camisa, short, meião e chuteira já são de praxe, mas e as caneleiras? Elas também são presença confirmada nos seus jogos?

Levados pela emoção dos dribles e em meio a rapidez das corridas, os jogadores de futebol muitas vezes acabam se machucando em choque com outros integrantes da partida. As pernas são as mais atingidas e, ao mesmo tempo, uma das partes do corpo que você mais usa para brilhar em campo.

Nesse artigo, você vai saber das curiosidades, parte da história e também aprender algumas dicas para o uso das caneleiras no futebol. Vamos começar há um tempo atrás, quando Renato Gaúcho ainda vestia o manto sagrado e jogava em campo. Vem com a gente!

1. USO OBRIGATÓRIO

Em 1990, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) regulamentou a obrigatoriedade do uso de caneleiras nas partidas, garantindo maior segurança aos jogadores. A intenção era não só de evitar lesões como também de prezar pela higiene dos machucados feitos durante o jogo.

Caso um jogador seja advertido a usar caneleiras em campo e não aceite, ele poderá ser expulso.

2. “AH, FIFA, DÁ UM TEMPO!”

Naquele época, as caneleiras pareciam ser uma pedra no sapato, ou melhor, na canela, para alguns jogadores. Grandes e pesadas, acabavam atrapalhando o desempenho em campo e, consequentemente, precisavam estar sempre muito bem presas.

Foi isso que levou Renato Gaúcho, ídolo do Mengão, a lançar um “Ah, FIFA, dá um tempo!” em entrevista à Globo, assim que a medida havia se tornado obrigatória. Alguns anos depois, em 2018, ele se explicou, dessa vez à Folha de São Paulo: “Era muito ruim [usar caneleira]. Como eu tinha a panturrilha grossa, sentia muita câimbra”.

Ainda bem que hoje em dia elas se tornaram mais leves e fáceis de usar, com materiais diferentes e modelos ajustáveis. Agora você pode ficar seguro sem ter que passar pela insatisfação do craque rubro-negro.

3. HIGIENE

Como já dito, as caneleiras também servem para não deixar que a sujeira do campo entre em contato com pequenas feridas e arranhões que são feitos durante a partida. Mas, e se as próprias caneleiras estiverem sujas?

Bom, aí você estará se enganando. Mantenha essa proteção sempre limpa, ela vai estar conectada direto à sua pele. É possível lavar as caneleiras com um pano ou escova para limpeza com água e sabão. Faça o processo também na parte do velcro ou elástico que prende o acessório na sua perna.

Espere sempre que sequem completamente antes de usá-las e mantenha sua higiene semanalmente, de preferência.

4. TAMANHO IDEAL

O primeiro passo é escolher o tamanho certo. Faça isso calculando a distância entre mais ou menos o meio do seu joelho e a boca da chuteira, onde fica seu tornozelo. Grande parte das caneleiras vem em pacotes com a indicação da altura delas, é uma boa já ir com sua medida anotada na hora de comprar.

5. COMO VESTIR

Vista a caneleira por baixo dos meiões, a não ser que ela seja do modelo já embutido à meia. Caso tenha uma parte estofada, ela deve ficar protegendo seu tornozelo, algumas já possuem até tornozeleira. O velcro ou o elástico deve ser fechado de maneira a cobrir toda sua canela, bem como os lado da perna.

Por fim, coloque os meiões por cima, eles ajudam a estabilizar a caneleira. Puxe-os e dobre a parte que sobrar para que não atrapalhe seu movimento. Ah, certifique-se de que estão confortáveis antes de entrar em campo.

6. PROLONGANDO A CARREIRA

Já que a caneleira te previne de machucados, evita lesões e infecções, o resultado direto disso será mais tempo podendo jogar e até seguir uma carreira de maneira mais estável.

Dois ossos muito importantes estão na parte inferior das pernas: tíbia e fíbula. A recuperação da fratura da canela pode envolver cirurgia e medicamentos contra dor, além de semanas de tratamento ou até meses.

Por isso, prefira estar seguro em campo e aproveite os novos e diversos modelos presentes no mercado atual. Vá se acostumando a usar nos treinos para não estranhar quando for um craque profissional.

Curtiu? Então conta aqui para a gente quais novidades te apresentamos nesse artigo e também outras ideias que você já dominava para compartilhar com a galera toda. O que você sabe sobre as caneleiras no futebol? 

2019-05-24T15:49:45+00:0024 de maio de 2019|Informativo|Comentários desativados em Tudo que você precisa saber sobre as caneleiras