fbpx

Benefícios do esporte no desenvolvimento infantil!

Hoje, a importância da prática de esportes ainda na infância já é consolidada. Mas, você conhece todos os pontos positivos que ele pode gerar durante toda a vida?

Além de estimular a criança a cuidar da saúde e do corpo, o esporte é um excelente canal de identificação entre aluno e escola, pois a atividade esportiva é considerada um instrumento pedagógico tão importante quanto outras áreas do conhecimento.

Descubra agora algumas vantagens de ter uma frequência de exercícios físicos na infância!

Desenvolvimento físico e motor

A prática de esportes é importante no processo de mudança no comportamento da criança, diminui os riscos de doenças motoras e melhora o aspecto social, intelectual e cultural.

De 4 a 6 anos, a criança enxerga o esporte como uma brincadeira, é importante manter essas atividades de forma lúdica e divertida.

Até os 10 anos, é necessário aprimorar a capacidade de correr, saltar e chutar. E de 11 anos até a adolescência, habilidades especializadas ao esporte começam a ser notáveis.

Aprimoramento na evolução social infantil

Para muitas crianças, os exercícios físicos facilitam o aprendizado, pois aprendem a dividir a atenção, incentivar os amigos e reconhecer o sucesso do outro.

Além disso, com o auxílio de outras áreas, o esporte pode ajudar a controlar a ansiedade, timidez e vergonha.

Quando a criança é incentivada a treinar junto com outras, ela é estimulada a ter um bom relacionamento em equipe ou grupos.

Clicando aqui, você pode saber mais sobre isso, através de outro artigo nosso sobre como o esporte pode ajudar na solidão infantil.

Com o tempo, ela também aprende a respeitar as regras, criar responsabilidades e compromissos.

Fortaleça a consciência corporal

Se a criança esbarra nos móveis pela casa, tropeça nos próprios pés, tem dificuldade de colocar ou tirar uma roupa e não tem noção da força, é necessário que sua consciência corporal seja estimulada.

Através de atividades físicas específicas, a criança é ensinada a ter noções das dimensões e potencialidades do corpo. A participação dos pais em todas as fases do crescimento é de suma importância para que alguns aspectos sejam diagnosticados logo no início.

Conclusão

Os exercícios físicos, quando incentivados ainda na infância, podem fazer com que essa criança se torne um adulto saudável, preocupado com a saúde e o corpo.

A Escola Flamengo trabalha com o lema de Raça, Amor e Educação. Muitos mais do que promover grandes jogadores de futebol, nosso intuito é formar adultos que sejam excelentes dentro e fora de campo.

Agende uma aula experimental gratuita para seu(a) pequeno(a) aprender a jogar futebol com a Escola Flamengo!

AGENDAR AULA EXPERIMENTAL
2019-08-16T19:07:24+00:0016 de agosto de 2019|Informativo|Comentários desativados em Benefícios do esporte no desenvolvimento infantil!