fbpx

Futebol Feminino

Você sabe o quanto as mulheres tiveram que suar a camisa para conseguir jogar futebol, com os mesmos direitos que os homens?

O início do futebol feminino, no mundo, tem seu primeiro registro na Inglaterra, onde o esporte nasceu, com a partida entre Inglaterra X Escócia. Já no Brasil, há registros apenas com partidas mistas, ou seja, homens e mulheres jogando juntos.

A primeira partida oficialmente de futebol feminino no Brasil aconteceu apenas em 1921, na Zona Norte de São Paulo. Na época, A Gazeta classificou o jogo como uma atração curiosa e engraçada, pois naquele tempo, as mulheres não tinham um papel principal em nenhum esporte, muito menos no futebol

Durante 40 anos, as mulheres ficaram proibidas de jogar futebol e praticar outros esportes. Após a revogação dessa lei, diversas equipes femininas foram criadas pelo Brasil e a primeira seleção Brasileira de futebol feminino foi convocada pela CBF apenas em 1988.

A equipe Brasileira ganhou de seleções como Portugal, França e Espanha e faturou o primeiro título internacional, vencendo o “Women’s Cup of Spain”.

Atualmente, depois de diversos problemas com o futebol feminino, e mesmo em uma constante evolução para quebrar os paradigmas e preconceitos, o futebol feminino está com cada vez mais visibilidade e crescimento tanto no Brasil quanto no Mundo!

A Escola Flamengo apoia e promove a importância do futebol feminino. Em algumas unidades temos turmas mistas e apenas femininas. Um grande exemplo, é a nossa ex-aluna Daiane Limeira, que jogou na Escola Flamengo Uberlândia (MG), a jogadora já passou por clubes na Europa e foi convocada para a Seleção Brasileira sub 20 em 2018 para disputar a Copa do Mundo da Papua-Nova Guiné, e esse ano também foi convocada para a Seleção Brasileira, mas dessa vez, no profissional para disputar a Copa do Mundo Feminina na França.

Ainda nesse ano, a Escola Flamengo irá realizar o seu maior evento: a Copa Fla Brasil. Onde também terão meninas competindo, jogando e principalmente, se divertindo.

Durante as nossas competições, sejam as Copas Fla, Disney Cup ou Flamengo Scout, sempre nos perguntam se as meninas podem participar e a resposta é sempre: “Sim. Elas podem e devem!

Sabemos que o futebol feminino ainda tem muito para crescer e ser verdadeiramente respeitado tanto no Brasil quanto no mundo. Mas estamos nos empenhando para o crescimento da modalidade e torcendo para que mais clubes criem equipes femininas fortes e que seus campeonatos sejam tão importantes e recebam tanta visibilidade quanto o futebol masculino.

JOGUE COMO UMA GAROTA!

AGENDE A SUA AULA EXPERIMENTAL!
2020-01-17T12:02:50+00:006 de dezembro de 2019|CopaFla, Informativo|Comentários desativados em Futebol Feminino